Grupo de Inspirações e Experiências completa duas rodadas do ABCD Encantado

26 de junho de 2017

O Grupo de Inspirações e Experiências encerra o primeiro semestre com bons resultados para comemorar. Os quatro primeiros encontros realizados contaram com ampla participação e uma troca de experiências bastante rica sobre os temas do ABCD Encantado da Infância. Desde o ano passado, a Aliança pela Infância têm se dedicado a inspirar e oferecer experiências sobre aprender, brincar, comer e dormir – o ABCD – temas que considera o alicerce para o desenvolvimento das crianças de forma plena e digna.

A proposta de reunir profissionais da Educação Infantil para disseminar diálogos e ações desse abecedário veio da parceria entre a Aliança Pela Infância e o Mamusca. Nesses primeiros meses do ano, foram realizados encontros em são Paulo (SP) para refletir sobre o Aprender e o Brincar. A ideia é fechar essa iniciativa com mais quatro tardes, ao longo dos próximos meses, sobre o Comer e o Dormir.

O Grupo funciona com dois encontros dedicados a cada um dos temas do ABCD, sendo o primeiro destinado a inspirar, focando na parte mais teórica e conceitual e contando com um convidado especial para falar sobre o assunto, e o segundo mais prático, voltado à troca de experiências. Cerca de 40 profissionais, incluindo educadores das redes pública e privada, pedagogos e brincantes, vêm acompanhando a série de eventos.

Por dentro do Brincar

A letra B veio na hora certa dentro da proposta do Grupo de Inspirações e Experiências. Isso porque o primeiro encontro do Brincar aconteceu no dia 8 de maio e serviu como espaço de reflexões e ideias para a Semana Mundial do Brincar (SMB), realizada entre 21 e 28 de maio. Com o tema “O Brincar que Encanta o Tempo” a SMB 2017 buscou inspirar ações, mas também conscientizar sobre a importância dessa atividade e sobre o respeito com os ritmos da infância: o olhar cuidadoso para o tempo de cada um, as descobertas e o encantamento no dia a dia.

Nesse primeiro contato sobre o Brincar, a convidada Giovana Barbosa de Souza, conselheira da Aliança pela Infância, relembrou outras edições da Semana e trouxe o tema para a realidade da maioria dos presentes: a sala de aula. Como incentivar o brincar livre, o explorar e o criar na escola? Sobre o papel do adulto nesses momentos, Giovana destacou o desafio de se colocar na condição de observador.

“Para a criança, toda hora é hora de brincar e aprender. Descobrir é uma aventura e ela se joga, mas na escola uma rotina é estabelecida e quando chega o momento de brincar é natural que os educadores interfiram. É preciso ter cuidado para não se colocar como protagonista nessa ação. Saber participar apenas quando é chamado e estar presente como observador são os desafios para quem está a frente de uma turma de crianças”, comentou.

Giovana ainda destacou que é papel do educador preparar o espaço para o brincar, prover elementos que instiguem a  exploração e o criar em grupo, mas que essa função tem limites. “Uma oficina para o brincar é legal, desde que o educador não determine a programação, a ordem das brincadeiras ou como fazer. A criança sabe brincar e ela vai fazer isso no seu ritmo, descobrindo seus gostos e afinidades com os colegas”, esclareceu.

Essa e outras discussões do primeiro dia ajudaram para a elaboração de ações realizadas durante a SMB 2017 e que foram apresentadas no segundo encontro pelo brincar que aconteceu no dia 5 de junho. Os participantes das outras rodadas dividiram resultados positivos e também desafios e percepções.

A temática “O Brincar que encanta o tempo” foi trabalhada em atividades dentro e fora da sala de aula, indo das brincadeiras sobre as quatro estações do ano até o uso de diferentes espaços e elementos da natureza. Tudo com o exercício maior de observação por parte dos educadores e da consciência de que esse brincar deve ser incentivado o ano todo. “Isso é o brincar mesmo. Experiências de encantamento com espaços, sensações e de construção deveriam acontecer sempre, ser o ‘normal’ nas escolas”, comentou Marcos Botto Garcia, o Tito, educador no Mamusca.

Porém, infelizmente, conclui-se que esse “normal” nem sempre é fácil de acontecer. Isso porque esse assunto acaba esbarrando nas diferenças do tratamento do brincar nas escolas públicas e privadas e na educação como um todo. Esse debate acabou gerando uma troca muito rica onde ficou claro que, na hora de brincar, os educadores passam por desafios diferentes devido a fatores como: linha pedagógica da escola, pais que se interessam muito ou pouco pelo que está acontecendo, quantidade de alunos na sala de aula e espaços adequados para atividades lúdicas.

Ao fim dessa rodada pelo brincar, o clima foi de ansiedade para aumentar ainda mais a bagagem já adquirida. Agora vem aí o debate sobre o Comer, para estimular mais troca e conhecimento para o grupo que vem se encontrando para entender, contribuir e espalhar o ABCD Encantado da Infância.

Próximos encontros

Dia 14 de agosto, no espaço do Mamusca, a partir das 14hs, acontecerá o encontro número 1 do Comer. As inscrições serão abertas em breve, no site e na página no Facebook da Aliança pela Infância e do Mamusca. As vagas são destinadas preferencialmente para participantes das primeiras rodadas e para educadores de instituições de cuidado e educação públicas, se estendendo depois para representantes de escolas privadas e interessados de outras áreas. Acompanhe as novidades no site e nas fanpages.

Confira as datas

14/agosto: Comer – 1º encontro

04/setembro: Comer – 2º encontro

02/outubro: Dormir – 1º encontro

06/novembro: Dormir – 2º encontro

04/dezembro: encerramento e encaminhamentos

ABCD online – Webinar

O Grupo de Inspirações e Experiências está indo além dos encontros presenciais em São Paulo (SP). Para alcançar e conectar mais pessoas nesse abecedário, ao final de cada letra, a equipe da Aliança pela Infância prepara um webinar – uma videoconferência online com um convidado especialista no tema. No dia 5 de maio, o assunto abordado foi “O aprender encantado pelo descobrir”.

No dia combinado, todos puderam assistir a transmissão e enviar perguntas, participando do bate-papo com a coordenadora da Aliança, Letícia Zero, e com a educadora, terapeuta artística e fundadora do Núcleo da Aliança Pela Infância de Holambra (SP), Rosa Ângela Schoenmaker. Confira como foi o webinar clicando no vídeo abaixo e aguarde informações para data e horário do próximo encontro online sobre o Brincar.

 

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br