Giro pelos núcleos – Boletim Aliança pela Infância/Outubro

31 de outubro de 2017

Do início do semestre até outubro (o mês das crianças!) muitas ações encantadas aconteceram nos núcleos da Aliança. O trabalho de mobilizar, inspirar, fazer parcerias e promover ações pelo ABCD Encantado da infância acontece de forma única e especial em cada núcleo ou membro dessa rede. Vem ver o que anda rolando:

Holambra (SP)

Palestra sobre os direitos humanos da criança

Cerca de 90 professores da rede publica de Holambra (SP) participaram de uma palestra para falar sobre infância e seus direitos no dia 5 de setembro. O evento foi organizado pela Secretaria da Educação do município em parceria com núcleo local da Aliança pela Infância.

Durante uma hora e meia a representante do Conselho da Aliança, Giovana Barbosa de Souza, falou sobre o assunto, tirou dúvidas e conversou com os profissionais. Todos demonstraram muito interesse em refletir o papel do educador dentro dos direitos e proteção da criança para uma infância saudável. O evento foi encerrado com uma apresentação musical.

Sapiranga (RS)

Encantamento pela leitura

No dia 4 setembro, Áurea Torres, representante do núcleo Sapiranga, visitou a Escola Municipal João Francisco dos Santos para participar do projeto Leitura e Escrita. Na ocasião, 130 crianças da Educação Infantil até o quinto ano ouviram histórias de olhos fechados e depois desenharam o que imaginaram.

A coordenação da escola convida constantemente escritores e pessoas envolvidas com Literatura para participar do projeto. O núcleo da Aliança em Sapiranga tem o costume de promover ações que envolvem livros e infância, por isso o convite feito para apoiar a ação foi aceito com entusiasmo.

Dia da Criança

A data foi comemorada de forma simples, mas muito especial em Sapiranga. O núcleo local organizou brincadeiras ao ar livre na comunidade de Pau Grande. As mães ajudaram a preparar o local e aproveitaram o dia com os pequenos.

Juiz de Fora (MG)

Seminário e Dia das Crianças

No dia 19 de agosto aconteceu o I Seminário do Fórum de Educação Infantil Regional Zona da Mata, com o tema “Questões atuais da Educação Infantil”, no Instituto Metodista Granbery. O núcleo local da Aliança pela Infância foi parceiro na iniciativa ajudando na construção do Espaço Brincante.

No evento foram abordados temas como a base nacional comum curricular, o pacto nacional pela alfabetização na idade certa e as práticas pedagógicas por meio de grupo de trabalhos. Além disso, houve uma dinâmica desenvolvida por meio de grupos de trabalho com representantes dos municípios da Zona da Mata, abordando práticas pedagógicas.

Dia da Criança

O bosque da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi palco para a alegria e muita energia das crianças da cidade no dia 12 de outubro. O núcleo local preparou “Bolsinhas da Natureza” para distribuir para os pequenos com pedrinhas, sementes e poesia de Manuel de Barros. Os adultos também interagiram e o dia foi um sucesso.

Resende (RJ)

Seminário “Brincadeira é coisa séria”

 Aconteceu no dia 5 de agosto um seminário sobre o brincar, pensado e produzido com muito carinho pelo núcleo de Resende. A iniciativa foi um desdobramento da Semana Mundial do Brincar e trouxe muitas reflexões e trocas de experiências para quem participou.

O encontro foi uma proposta para os alunos do 3ºano do curso de Pedagogia da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) com a comunidade resendense. Ações como esta, faz com que os educadores compreendam e aprimorem o exercício da profissão por meio do processo de construção e reconstrução de sua prática reflexiva.

O objetivo da ação é ressaltar o valor do brincar para o ser humano, principalmente para a criança. “Houve um tempo em que o brincar não era visto com o devido valor, por este motivo as instituições que permitiam tal prática não eram consideradas sérias.  Hoje o brincar está assegurado na Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil e é também um direito da criança. Brincar é essencial e preciso”, comentou Valdete Asevedo, representante do núcleo da Aliança local.

Dia da Criança

Em comemoração ao mês da criança, a Fundação Abrinq realizou em São Paulo (SP) um seminário para celebrar a data especial e os dez anos do “Projeto Creche para Todas as Crianças”.  Valdete Asevedo, do núcleo de Resende, participou do evento como Articuladora da Aliança pela Infância e falou sobre infância saudável e ações realizadas na região.

Aracaju (SE)

Teatro diversão e encantamento

Em Aracaju, o núcleo segue junto com a educação pública local. Em setembro, inspirados pelo projeto “Infância Vivenciada”, o núcleo local da Aliança levou para uma escola pública da rede municipal, na Zona de Expansão de Aracaju, o teatro de bonecos feltrados “A princesa do castelo em chamas”, com Selma de Aguiar, Terezinha Paschoal e Leonardo Paschoal. Foi diversão do início ao fim!

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br