ABCD – Aliança comemora 15 anos com primeiro evento da “Série Inspirações”

15 de outubro de 2016

A Aliança pela Infância vive um momento especial. Em 2016 comemora 15 anos de atuação e celebra uma história marcada por desafios, como um movimento em constante defesa do tempo da infância. E, ao refletir sobre sua trajetória, a Aliança propõe um olhar especial sobre o que chama de ABCD Encantado da Infância, elaborando, assim, uma nova semente para o futuro.

O embrião desse posicionamento calcado no ABCD Encantado da Infância nasceu a partir das escutas de membros do movimento e de outros atores do campo da infância, bem como do acúmulo de experiências da Aliança nos últimos anos. Em plena fase de desenvolvimento, essa semente será fortalecida no mês da criança com o lançamento da “Série Inspirações”, marcado por um evento em São Paulo (SP) nos dias 25 e 26 deste mês.

Coerente com a história do movimento, a ideia que move o ABCD é fortalecer a atuação da Aliança, dando foco a questões essenciais da infância: o A de aprender, o B de brincar, o C de comer e o D de dormir. Tudo isso pelo viés do encantamento, ou seja, a partir de um olhar mais atento ao tesouro por trás de atos cotidianos da criança, com a proposta de reencantar o olhar do adulto sobre a infância.

Série inspirações – o ABCD no encontro

O encontro “Série Inspirações” – reflexão sobre o aprender, brincar, comer e dormir encantados – acontecerá no SESC Santo Amaro, em São Paulo (SP) nos dias 25 e 26 de outubro. No primeiro dia, das 13h30 até às 18h, o evento será aberto a toda comunidade interessada no tema. As vagas são limitadas, por isso é importante garantir sua participação enviando nome, RG, organização e telefone para comunicacao@aliancapelainfancia.org.br e alianca@aliancapelainfancia.org.br.

Nessa tarde, um debate acontece com a equipe da Aliança e especialistas representando os quatro pilares do ABCD Encantado. Haverá espaço para perguntas e troca de experiências por meio de rodadas organizadas por um mediador. O encontro contará com a participação dos seguintes debatedores: Paula Saretta, Giovana Barbosa de Souza, Vanessa Acras e Derblai Sebben. Saiba mais sobre eles e a programação clicando AQUI.

Já o dia 26 de outubro será especialmente voltado para os representantes dos núcleos da Aliança que aproveitam o grande encontro para discutir as diretrizes e também definir planos e estratégias daqui em diante em suas localidades de atuação. A ideia é que o ABCD Encantado da Infância se espalhe por todos os meios e por meio de diferentes atores: internet, núcleos, apoiadores, parceiros, educadores, pais e interessados. É hora de inspirar e levar o ABCD Encantado para todo canto.

 Série Inspirações – o ABCD no site

Para aquecer o debate, e irradiar ações nestas quatro frentes, a Aliança pela Infância aproveita o momento para apresentar uma série de entrevistas e artigos sobre esses temas que circularão aqui no site e na sua Fanpage oficial. Nesse sentido, estamos abrindo espaço para educadores, cientistas, artistas, filósofos, psicólogos, cozinheiros, entre outros profissionais, apresentarem suas percepções sobre a essência que está por trás do aprender, do brincar, do comer e do dormir.

Os textos vão compor a seção ABCD Encantado da Infância. Nessa página vamos reunir todo o conteúdo sobre o tema, com ênfase nas entrevistas, produzidas especialmente por sua equipe, além de trazer informações sobre o seminário que ocorrerá no fim do mês como programação e convidados do evento.

Na seção Inspirações e Experiências continuamos pesquisando e reproduzindo outros conteúdos sobre o ABCD, que promovem a reflexão, a contemplação e o livre pensar, organizando-os em: textos inspiradores em diversas áreas do conhecimento (inspirações) e práticas testadas e aprendizados consolidados (experiências), relacionados à infância.

Nas próximas semanas você poderá acompanhar todos estes conteúdos aqui no site e nas redes sociais da Aliança. Participe e compartilhe suas percepções. A intenção é colocar ideias em movimento e espalhar encantamento por toda a rede, dentro e fora da Aliança.

#aliancapelainfancia #ABCDencantado #mêsdacriança

 Informações

Data: 25 e 26 de outubro

Endereço: R. Amador Bueno, 505 – Santo Amaro, São Paulo – SP, 04752-005

Inscrições: nome, RG, organização e telefone para comunicação@aliancapelainfancia.org.br

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br