Aliança pela Infância aumenta sua rede com dois novos núcleos em 2017

31 de outubro de 2017

Dois novos núcleos chegam para fortalecer a rede da Aliança pela Infância em 2017. Em maio, foi criado o Núcleo de Paraty (RJ) e no início de outubro foi oficializado o Núcleo de Curitiba/Campo Magro (PR).

A criação do núcleo de Paraty foi idealizada por um grupo de educadoras da cidade, ligadas à rede municipal de ensino.  Nina Silva, uma das idealizadoras do núcleo, é responsável pela Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação.

“Sempre acompanhei as novidades da Aliança e acredito muito nesse olhar para a criança e na importância dada ao brincar livre, em contato com a natureza. Nosso núcleo conta com educadoras, incluindo várias diretoras de escolas, e queremos que esse brincar permeie as ações pedagógicas”, explica.

O núcleo atualmente tem oito participantes, mas já está buscando novas adesões na cidade. Além disso, já está realizando mobilizações com diversos grupos da comunidade para organizar a Semana Mundial do Brincar 2018.

Já o Núcleo de Curitiba foi oficializado em um evento realizado em outubro. O grupo responsável, instalado na cidade de Campo Magro – localizada na região metropolitana da capital paranaense –, já vinha se mobilizando e realizando ações em parceria com a Aliança pela Infância desde 2014.

Membros do núcleo e da comunidade fizeram uma retrospectiva sobre a atuação nesses últimos anos e falaram também sobre os desafios enfrentados pela infância na comunidade. O debate contou com a presença de da Secretaria Municipal de Educação e de escolas locais.  O evento contou ainda com dinâmicas, cirandas, contação de histórias e foi finalizado com um festival de pipas no campinho da comunidade. Adriana Havro, uma das representantes do novo núcleo, fez um relato emocionado e poético sobre o dia:

“Foi uma tarde de bons ventos, de sol, e de pipas no céu! Dia de trégua das chuvas. Dia de pipoca e bolo, e de água com rodelas de laranja. De muitas crianças, com e sem sapatos, brincando no campinho do Bom Pastor. Pela manhã, linda roda, boa história e pierogui de ricota (para honrar os polacos das redondezas).Como se folheássemos um álbum de viagem, lembramos momentos de nossa trajetória, conversamos de sonhos, e inspirados pela história do alfaiate fizemos com lã colorida, os botões da lembrança. Botões para não nos esquecermos de cuidar do jardim do mundo. Para que ele sempre se torne mais vivo e possa abrigar as cirandas nossas de cada dia”

Leticia Zero, coordenadora da secretaria executiva da Aliança pela Infância, também ficou entusiasmada com a criação dois novos núcleos.  “É muito gratificante ver a rede de núcleos crescer e se fortalecer. Os núcleos, compostos por pessoas com talentos e vocações tão diversos, são a alma e o maior ativo do nosso movimento”, finalizou.

 

 

 

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br