Aliança e Mamusca promovem encontros sobre o aprender na infância. Participe!

20 de fevereiro de 2017

Chegou a hora de pegar a agenda e separar algumas tardes do ano para a novidade: a Aliança pela Infância se uniu ao Mamusca, espaço de brincar e aprender, pelo ABCD Encantado da Infância – proposta que começou a ser trabalhada no fim do ano passado a partir do encontro da Série Inspirações. Como continuação das reflexões e ações do aprender, brincar, comer e dormir nessa fase da vida, conversas específicos sobre cada letra desse universo vão acontecer a partir de Março em São Paulo (SP) e quem abre a rodada é o Aprender.

Os dois primeiros encontros dessa temática (aprender) são voltados prioritariamente aos profissionais da área de educação em instituições públicas ou conveniadas. As inscrições podem ser feitas por telefone ou por e-mail. A intenção de toda a programação, que gira em torno das quatro letras, é refletir, estudar e construir juntos um caminho para uma infância respeitosa, digna e saudável.

A primeira edição está agendada para o dia 6 de março no período da tarde e a continuação é no dia 3 de abril, data marcada para finalizar a primeira parte e preparar o pique para a próxima letra, o B. No total serão nove encontros, um por mês, e o encerramento dessa jornada acontece no dia 4 de dezembro.

Como vai funcionar

Os encontros serão presenciais, uma vez por mês – toda primeira segunda de cada mês, exceto se houver feriados – no Espaço Mamusca, em São Paulo (SP) e são gratuitos, precisando apenas se inscrever por e-mail ou telefone para garantir a vaga: o grupo será formado com até 30 pessoas. Ao se inscrever por e-mail é preciso enviar o nome completo, instituição participante e RG.

Os grupos serão facilitados por dois ou mais especialistas na área. Para a primeira edição, esse papel caberá à psicóloga Paula Saretta, coordenadora pedagógica do Mamusca. Doutora em Educação pela Unicamp, mestre em Psicologia Escolar pela PUC-Campinas e aperfeiçoada em Queixa Escolar pela USP, Paula atua como formadora de professores e consultora em Educação e Psicologia.

Sobre a dinâmica dos encontros, cada tema (A, B, C ou D) será objeto de estudo e reflexões de dois encontros sequenciados, sendo o primeiro com foco nas inspirações teórico-práticas e o segundo com foco nas experiências de cada participante. É importante ficar atento, pois novas inscrições são abertas assim que outro tema se inicia.

Acompanhe o site da Aliança, página no Facebook e site do Mamusca para se manter informado quanto as datas, prazos para inscrições e informações adicionais como especialista convidado para cada rodada e outros.

Sobre o ABCD Encantado

A Aliança pela Infância comemorou 15 anos de atuação em 2016 e, ao refletir sobre sua trajetória, propôs um olhar especial sobre o que chama de ABCD Encantado da Infância, elaborando, assim, uma nova semente para o futuro. Coerente com a história do movimento, a ideia que move o ABCD é fortalecer a atuação da Aliança, dando foco a questões essenciais para o desenvolvimento dos pequenos: o A de aprender, o B de brincar, o C de comer e o D de dormir. Tudo isso pelo viés do encantamento, ou seja, a partir de um olhar mais atento ao tesouro por trás de atos cotidianos da criança, com a proposta de reencantar o olhar do adulto sobre a infância.

Informações

Encontros – Aprender (primeira edição)

Quando: 6 de março e 3 de abril

Horário: 14h às 17h

Endereço: Rua Joaquim Antunes, 778 – Pinheiros, São Paulo – SP, 05415-001

Inscrições: (11) 2362 9303 ou comunicacao@aliancapelainfancia.org.br com nome completo, instituição participante e RG.

Grupo de inspirações e experiências – Agenda 2017

06/março: Aprender – 1º encontro

03/abril: Aprender – 2º encontro

08/maio: Brincar – 1º encontro

05/junho: Brincar – 2º encontro

07/agosto: Comer – 1º encontro

04/setembro: Comer – 2º encontro

02/outubro: Dormir – 1º encontro

06/novembro: Dormir – 2º encontro

04/dezembro: encerramento e encaminhamentos

 

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br