6 dicas para engajar a comunidade na Semana Mundial do Brincar

14 de maio de 2021

A Aliança pela Infância elaborou um guia com dicas e sugestões de comunicação para colaborar com a divulgação e mobilização da Semana Mundial do Brincar 2021 em sua cidade. E se você quiser compartilhar com a gente as ações/ atividades programadas em sua cidade para a Semana Mundial do Brincar, é só preencher este formulário: http://bit.ly/inscricao-smb-2021

Aqui vão nossas dicas:

 

 

 

 

1. Convide outras pessoas para tecer esta rede de atividades

Identifique pessoas de diversos perfis de atuação e convide para fazer parte da Semana Mundial do Brincar. Grupos de pais, educadores, lideranças comunitárias, comerciantes, organizações sociais, associações culturais, administrações públicas, artistas locais… todos podem contribuir na hora de disseminar mensagens, realizar atividades e alcançar públicos ainda não tocados pelo tema. O convite é aberto a todos os cidadãos, e não apenas a organizações formalmente estruturadas. Entre em contato também com organizadores de outros eventos engajados na pauta da infância, seja em sua localidade ou em outras cidades próximas, todos são bem-vindos para se tornar inspiração e ampliar esta rede.

2. Encaminhe o release de divulgação

Você pode utilizar o texto de lançamento (release) que disponibilizamos para enviar para jornalistas da imprensa escrita, rádios e TVs de sua cidade, assim como pessoas que falam bastante sobre temas relacionados à infância em suas redes sociais. O texto serve como apoio para contato com a imprensa local e você pode ajustá-lo com a programação de sua cidade ou mesmo para fazer um convite para outras pessoas que queiram agitar o município durante a SMB 2021. Não se esqueça de deixar bem claro informações básicas como o que será realizado, o dia, a hora, onde (presencial ou virtual) e quem é o público que quer alcançar. Mencionar os parceiros envolvidos que estão colaborando para tornar a ideia uma realidade também é muito importante na hora da divulgação.

BAIXE O RELEASE DA SMB 2021 EM WORD.

3. Utilize nossa identidade visual

Caso queira elaborar materiais com a identidade visual da Semana Mundial do Brincar, fique à vontade. Pedimos somente que não altere a logomarca e suas cores, isso padroniza e reforça a Semana Mundial do Brincar para todos. Esta identidade pode ser utilizada em cartazes, banners, cards para redes sociais e outros materiais gráficos. A identidade visual foi elaborada pela Oto Studio e a ilustração é de Veridiana Scarpelli. Não é obrigatório creditar, mas sempre que puder, será ótimo fortalecer o trabalho realizado.

BAIXE UM MODELO DE TEMPLATE PARA CARDS – editado na ferramenta Canva – versão gratuita.

BAIXE UM MODELO DE TEMPLATE DE PPT

LOGOMARCA SMB 2021

CARD SMB 2021

BANNER SMB 2021

STORY PARA INSTAGRAM SMB 2021

4. Entre em contato com rádios comerciais, comunitárias e web rádios

Também disponibilizamos um spot para tocar em rádios comerciais, rádios comunitárias e web rádios. Você pode escolher a versão com voz feminina ou com voz masculina, ambos estão nesta página, em “materiais complementares”. O spot para rádio serve para reforçar a divulgação da semana que acontece em todo o país e convida a acessar o site e as redes da Aliança pela Infância, onde disponibilizamos a programação enviada através do formulário de inscrição. O spot foi produzido pelo Estúdio Central 3.

BAIXE O SPOT COM VOZ FEMININA

BAIXE O SPOT COM VOZ MASCULINA

BAIXE O SPOT COM IMAGEM PARA WHATSAPP

5. Use (muito!) as redes sociais

Divulgue e compartilhe as atividades realizadas durante a Semana Mundial do Brincar na Internet. Na sociedade atual, as redes sociais viraram um ambiente potente para disseminar conteúdo. Sempre que postar algo sobre a semana, utilize a hashtag #SMB2021, assim seu conteúdo chegará a mais pessoas e a Aliança pela Infância também poderá fortalecer a divulgação replicando. Não deixe de compartilhar conteúdos por e-mail ou em mídias sociais como Facebook, Instagram, Twitter, grupos de WhatsApp, entre outros, de acordo com o público que quer alcançar. Ah, aproveita e já segue a gente para nos marcar nos posts: facebook.com/aliancapelainfancia e instagram.com/aliancapelainfancia.

6. Inspire-se em nossos canais de comunicação

A Aliança pela Infância elaborou um manifesto sobre o tema, confira aqui. Também em nosso site tem todos os materiais de comunicação e a programação das cidades participantes (aqui). Siga e marque nossas redes: facebook.com/aliancapelainfancia e instagram.com/aliancapelainfancia. Acesse e utilize estes canais para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância plena e digna. E não se esqueça: sempre que mencionar a semana, utilize a hashtag #SMB2021.

 

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato pelo e-mail comunicacao@aliancapelainfancia.org.br

Quer falar com nossa assessoria de imprensa? Entre em contato:
Assessoria de Imprensa: Clarisse Goldberg
clarissegoldberg@uol.com.br / 11.966436134

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br