5 momentos da SMB 2017 que deixaram saudade

29 de março de 2018

Com a aproximação da Semana Mundial do Brincar (SMB) 2018, a Aliança pela Infância resolveu relembrar cinco momentos marcantes da edição do ano passado. Realizada entre os dias 21 e 28 de maio, teve como tema “O brincar que encanta o tempo”, e contou com atividades, oficinas, jogos e brincadeiras no Brasil inteiro.

Um destaque foi a adesão das escolas municipais e centros de educação infantil de Curitiba (PR). Ao todo, foram realizadas ações em 28 CMEIs, com o resgate de brincadeiras como peteca e pula elástico, além de outros momentos, como a cabana da leitura, a oficina de construção de brinquedos com sucata, a vivência de brincadeiras da época dos pais, hora musical, entre outros.

Em Santos, a programação também foi extensa, e teve como objetivo mostrar que o brincar é um momento de diversão e aprendizagem. Crianças de todas as idades, juntamente com adultos, se divertiram com massinha, deram risadas com o circo, e puderam vivenciar novas experiências sem brinquedos necessariamente prontos, como na oficina de bonecas.

Já em São Paulo, as ações foram espalhadas pela cidade inteira. Na Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, além de atividades recreativas e oficinas de jogos, brinquedos e brincadeiras, foram ministradas palestras com especialistas sobre temas diversos, como o direito à cidade na perspectiva da infância e pedagogia do brincar. O parque do Ibirapuera também foi ocupado com atividades ao ar livre, com jogos tradicionais e brincadeiras com os elementos da natureza.

Os Sesc também se dedicaram à mostrar a importância de respeitar o momento da brincadeira. No Sesc Santana, por exemplo, crianças de zero a seis anos puderam vivenciar a Capoeira Angola, que estimula a movimentação por meio de gestos e sons.

As ações também tomaram conta dos museus durante a SMB. O Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo, usou seu espaço para promover momentos de convivência entre diferentes idades. Teve contação de histórias no Jardim de Esculturas, feira de troca de livros, experimentações sensoriais para bebês, canções e roda de movimento e muito mais. Em Belo Horizonte, o Museu dos Brinquedos também promoveu ações lúdicas, como oficinas de construção de brinquedos com materiais reciclados, oficina do bambolê e vivência de brinquedos e brincadeiras tradicionais.

Com o tema “Brincar de Corpo e Alma”, a SMB 2018 será realizada entre os dias 20 e 28 de maio. Já começou a se preparar para essa edição? Você pode navegar no site da Aliança pela Infância e inspirar-se nas atividades de outros anos ou realizar uma reflexão a partir do Material de Apoio da Semana, que será lançado em breve. Fique de olho!

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br